Notícias

1° GCC presta apoio à montagem da estrutura do Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023

Militares do Grupo Mestre e Esquadrões subordinados estão mobilizados desde o dia 15 de outubro em diversos locais da Região Sul do país para a montagem de estruturas para apoio ao ExCon Escudo - Tínia 2023


publicado: 01/11/2023 11:37

 




O Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1° GCC) concluiu a montagem de estrutura e equipamentos que apoiarão o Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023, maior exercício de adestramento realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) no ano de 2023, coordenado pelo Comando de Preparo (COMPREP) e pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e conduzido pela Base Aérea de Canoas (BACO), no período de 30 de outubro a 17 de novembro.

 

Para o Comandante do 1º CGG, Tenente-Coronel Aviador Tomaz, participar do EXCON Escudo-Tínia é sempre uma honra. “Nosso trabalho começa muito antes do exercício, tanto com o planejamento, quanto com a montagem da estrutura e dos equipamentos. Além de muito capacitado, nosso efetivo esteve completamente comprometido com o sucesso desta missão, trabalhando diuturnamente para disponibilizar todos os serviços necessários, solicitados pelo COMPREP e pelo COMAE. Esta é uma das maiores operações da Força Aérea e o 1º GCC se sente honrado em participar ativamente deste exercício conjunto”, declarou o Oficial.

O 1° GCC disponibilizou uma complexa rede abarcada de dezenas de canais de comunicação ar-solo; Estações de Enlace da Dados Táticos; sistema de gravação de áudio dualizado; radares de Defesa Aérea; sistemas de Alta frequências (HF), na transmissão de voz e dados radar e enlaces por satélite conectando a BACO ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canguçu (DTCEA-CGU) e a Base Aérea de Santa Maria (BASM); e muitos outros serviços que envolveram na logística 60 militares e toneladas de material transportado por rodovias ao longo de seis dias de viagem.

O Exercício terá suas ações de controle de tráfego aéreo centralizadas no Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (2º/1º GCC - Esquadrão Aranha), no Rio Grande do Sul. Coube à Unidade sediar toda a estrutura de desdobramento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), tanto técnica quanto operacional, com três shelters onde funcionarão dois Órgãos de Controle de Operações Aéreas Militares Subordinados (OCOAM-S) e a célula de Validação em Tempo Real (Showtime) junto com a Divisão de Operações Correntes (DIVOC)  e a Direção do Exercício (DIREX), suportando assim todas as demandas de controle de tráfego aéreo. O Esquadrão possui o radar TPS-B-34, que será integrado ao radar do E-99 e à síntese radar do Exercício, aumentando a capacidade operacional de detecção e vigilância do espaço aéreo.

O EXCON Escudo-Tínia tem como finalidade a consolidação doutrinária de missões aéreas compostas, o treinamento e capacitação dos participantes no enfrentamento dos desafios provenientes do emprego do poder militar e operações militares complexas.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA Fonte: 1º GCC Edição: Telma Penteado Revisão: Tenente Martorano