Notícia Destaque

Saiba a diferença entre Balonismo e Balão Não Tripulado

publicado: 04/09/2025 14:12

 






O balonismo é uma atividade desportiva legal e regulamentada. Essa prática se refere a balões tripulados, com um piloto em comando, devidamente habilitado, que controla todo o movimento da operação.

Já os balões que comprometem a segurança de voo são aqueles não tripulados. Além de um crime ambiental, soltar balões representa um real perigo para a aviação.

Eles voam sem destino: não há como controlar a altura atingida nem prever o local onde cairão. Por isso existe o risco de provocar queimadas e atingir aeronaves. O balão ecológico – que não carrega fogo – representa o mesmo risco para a segurança de voo.

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), faz um trabalho de conscientização com campanhas educativas e adota procedimentos quando o balão não tripulado é avistado em algum terminal.

Com o objetivo de contribuir para a melhoria contínua da cultura de segurança operacional da aviação, desde 1º de setembro de 2023, o envio dos reportes de segurança operacional envolvendo balão de ar quente está sendo realizado por meio do Portal Único de Notificação, o qual integra, em uma única plataforma digital, todos os reportes de segurança operacional da aviação emitidos por operadores nacionais e estrangeiros que estejam operando em território brasileiro.

Em decorrência da implementação desse sistema de reporte, que dispõe sobre o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, recomenda-se que os eventos relacionados aos reportes de balões ocorridos em aeródromos civis ou compartilhados sejam notificados pelo Portal Único de Notificação.

A conscientização da população é tão fundamental quanto seu engajamento contra essa irregularidade. A prevenção é um compromisso de todos.

Denuncie. Ligue 190.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Imagem: Aline Prete
Revisão: Tenente Martorano