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Reunião define diretrizes para áreas de interesse público no entorno do Aeroporto da Pampulha
Foram realizadas apresentações institucionais, seguido de explanações técnicas sobre os estudos de viabilidade realizados pelo CINDACTA I, tomando como referência projetos similares como o projeto Porto Maravilha na cidade do Rio de Janeiro, e análise dos possíveis impactos nas Zonas de Proteção de Aeródromo, de Helipontos e Auxílios à Navegação Aérea.
Durante a reunião foram apresentados os impactos previstos nas operações aéreas, as adaptações necessárias e a compatibilização com o Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA). Os participantes também discutiram questões relativas às restrições de altura para edificações, controle de construções irregulares e zonas de ruído. A Prefeitura destacou seu compromisso em manter o equilíbrio entre o desenvolvimento urbano e a segurança operacional do aeroporto.
A reunião com a SEINFRA - Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais, contou com a participação das prefeituras de Belo Horizonte, Betim, Confins, Contagem, Lagoa Santa, Raposo, Ribeirão das Neves, Vespasiano e São José da Lapa, tendo como objetivo enfatizar a necessidade da observância dos Planos Aprovados pelo Comando da Aeronáutica (COMAER), as referências normativas no assunto e o trabalho realizado pelas prefeituras no ordenamento do uso do solo no entorno dos aeroportos, mediante os Planos aprovados.
Para o Chefe da Seção de Planejamento de Aeródromos do DECEA, Tenente-Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jorge Luís Werneck Nunes, a cooperação entre os órgãos é de extrema importância para o sucesso da iniciativa. “O trabalho realizado por todos os envolvidos neste projeto é fundamental para garantir a segurança operacional do Aeroporto da Pampulha e o desenvolvimento urbano sustentável da região”, declarou o Oficial.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto e Imagens: SDOP
Edição: Tenente Martorano