Notícias
Representantes de 14 países reúnem-se no DECEA para debater o Espaço Aéreo RVSM das Regiões CAR/SAM
Entre os dias 18 e 22 de agosto, 40 representantes provenientes de 14 Estados e organizações internacionais estiveram reunidos no Rio de Janeiro para tratar assuntos pertinentes à Segurança Operacional do Espaço Aéreo com Separação Vertical Mínima Reduzida (RVSM) nas Regiões CAR/SAM. O encontro aconteceu durante a 25ª Reunião do Grupo de Trabalho de Escrutínio (GTE/25) do Grupo Regional de Planejamento e Execução para o Caribe e América do Sul (GREPECAS), realizada no Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER).
Durante o período de um ano, os países envolvidos coletam dados sobre os Grandes Desvios de Altitude (LHD) no Espaço Aéreo RVSM e seus riscos potenciais à separação segura entre aeronaves em voo. O evento, promovido pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e organizado pela Comissão de Estudos Relativos a Navegação Aérea Internacional (CERNAI), é uma consolidação deste monitoramento, a fim de trocar experiências entre os Estados.
O GTE se reúne anualmente, de modo presencial, para análises do risco de LHD e da determinação do nível de segurança operacional do espaço aéreo RVSM da Região CAR/SAM. A reunião conta com a participação da Agência de Monitoração das Regiões do Caribe e América do Sul (CARSAMMA), que monitora os dados LHD por meio dos Cálculos e das Análises do Risco de Colisão Vertical. Neste encontro, tanto a CARSAMMA, quanto os outros participantes apresentam suas notas de estudos relacionadas à captação e monitoramento desses dados.
Além da análise técnica, a reunião visa atualizar os representantes sobre os procedimentos de monitoramento do espaço aéreo RVSM e fortalecer a cooperação entre os diversos atores envolvidos. “A importância do GTE está em sua capacidade de reunir especialistas de diversos países e organizações internacionais para analisar dados, identificar tendências de risco e promover melhorias nos procedimentos de controle de tráfego aéreo", avaliou o Chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e Presidente do GREPECAS, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen.
Os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA) e conhecer de perto a unidade que realiza a harmonização do gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo e das demais atividades relacionadas com a navegação aérea.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Ten Fernandes
Revisão: Ten Martorano
Fotos: Fábio Maciel