Notícias

Ordem do Dia Nacional das Comunicações

publicado: 05/05/2020 10:00

 




Hoje celebramos o Dia Nacional das Comunicações. A palavra "comunicação" é originada do latim communicatio, "ato de repartir, de distribuir", literalmente "tomar comum a todos". O processo comunicativo implica a emissão de sinais (sons, gestos, indícios, linguagem oral e escrita, entre outros) com a intenção de dar a conhecer uma mensagem, característica fundamental para a união das pessoas e essencial para a construção de uma sociedade. Em se tratando das atividades militares, seja por meio do primitivo Código Morse ou por modernos enlaces satelitais, a comunicação é indispensável para o sucesso das missões, em tempos de paz ou de guerra.

O dia 5 de maio é prestigiado em homenagem ao nascimento do Patrono das Comunicações no Brasil, o visionário Marechal Cândido Rondon. Nascido em 1865, na cidade de Mimoso, Mato Grosso, Rondon, grande herói nacional, iniciou sua empreitada para a implantação de telégrafos que integraram a região oeste e a região amazônica. No intuito de permitir que a "voz humana" pudesse ser transmitida entre emissor e receptor por quilômetros de distância sem que houvesse perda no conteúdo da mensagem, foi necessário o emprego de uma labuta árdua, incessante e desafiadora. Cumpriu seus encargos ligando as mais longínquas localidades brasileiras por intermédio da comunicação por telégrafo.

O legado glorioso do grande Marechal Rondon ecoa até os dias atuais, em que as tecnologias seguem seu avanço contínuo integrando países ao redor do mundo. Por sua vez, a humanidade conectada pela globalização, permitiu o avanço rápido e feroz de um inimigo invisível aos olhos humanos: o Coronavírus (COVID-19). No intuito de refrear sua proliferação e mitigar a quantidade de mortes, as relações humanas estão sendo realizadas com mais cautela, prudência e distanciamento.

Neste cenário inédito, fica inequívoca a importância da comunicação, pelo meio da qual a transmissão de uma mensagem é fundamental em um processo de tomada de decisão. Dessa forma, continuamos a conviver e a crescer em sociedade, apesar das distâncias, agora tão necessárias para a nossa sobrevivência.

O comunicar entre as pessoas, seja a por meio de envio de texto, voz ou vídeo é perpetuado pelos enlaces que foram idealizados, criados, mantidos e aperfeiçoados pelo incansável trabalho dos Especialistas em Comunicações, os quais são responsáveis por sistemas indispensáveis para garantir a segurança das operações aéreas, tais como: radares, fibras óticas, antenas retransmissoras e enlaces por satélite. Um trabalho silencioso é realizado para fornecer o suporte técnico e operacional a fim de que militares e civis que compõem as fileiras da Força Aérea Brasileira trabalhem com segurança e qualidade.

No contexto do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), com o desenvolvimento de iniciativas inovadoras, as operações aéreas são realizadas com cada vez mais segurança, controle e qualidade, frutos de uma característica fundamental do DECEA: a constante busca da excelência na prestação do Serviço de Navegação Aérea.

Assim, neste Dia Nacional das Comunicações, quero dirigir-me especialmente a todos os profissionais do Sistema de Telecomunicações do Comando da Aeronáutica e expressar o meu mais sincero agradecimento na participação de todos estes especialistas na nobre missão de proporcionar um eficiente controle do espaço aéreo brasileiro. Sejam aqueles que trabalham com a manutenção e implantação de equipamentos e sistemas cada vez mais modernos, desde Centrais Telefônicas, perpassando os aeronavegantes da Patrulha e Inspeção em Voo, Operadores de Estações Aeronáuticas e Sistema de Tratamento de Mensagens Aeronáuticas e Administrativas, até os que operam os sistemas de Guerra Eletrônica, todos são um conjunto de todo o eficaz que se conectam a grande rede de profissionais da FAB.

Parabéns a todos os especialistas em Comunicações!

Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues
Diretor-Geral do DECEA