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Ordem do Dia: 52 Anos da Primeira Inspeção em Voo no Brasil
Ordem do Dia alusiva aos 52 anos da primeira Inspeção em Voo no Brasil com tripulação e aeronave nacionais
Com o crescimento da economia mundial e o aumento do poder aquisitivo da sociedade moderna, a atividade de transporte aéreo vem crescendo substancialmente nos últimos anos. Como consequência, há um considerável aumento no volume de tráfego aéreo em todo o espaço aéreo nacional.
Tendo a segurança como pilar principal desse imenso e diversificado cenário, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) estrutura o espaço aéreo brasileiro de maneira que, por meio de radares, auxílios à navegação, meios de comunicação, dentre outros sistemas, esse aumento no fluxo aéreo seja absorvido mantendo-se, no mínimo, o nível de segurança existente.
Apesar de a aviação caminhar a passos largos em direção à navegação baseada em satélites e equipamentos embarcados, o sistema ainda depende muito de auxílios à navegação posicionados em solo. O tão conhecido VOR (VHF "Omnidirectional Range" - Radiofarol Onidirecional em VHF) e o complexo ILS ("Instrument Landing System" -Sistema de Pouso por Instrumentos) ainda farão parte de nossas cartas por alguns anos.
Entretanto, num país com dimensões continentais como o Brasil, e independentemente do sistema a ser utilizado, seja ele baseado em solo ou não, a manutenção de uma estrutura de Controle do Espaço Aéreo complexa como essa requer muito esforço e dedicação dos profissionais envolvidos.
É neste contexto que se insere o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), Unidade responsável pela verificação da confiabilidade e da precisão dos auxílios à navegação aérea em todo o país e da radiomonitoragem do espectro eletromagnético em seu espaço aéreo.
O GEIV, no cumprimento ininterrupto de sua missão, assegura a operação regular e segura do tráfego aéreo em todo o País.
Assim, é motivo de orgulho para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) acompanhar a dedicação e entusiasmo dos profissionais da inspeção em voo, reconhecer o esforço de seus integrantes na busca por novos conhecimentos, e verificar a constante evolução tecnológica dos meios aéreos utilizados.
É com grande satisfação que, na data de hoje, comemoramos o dia da primeira inspeção em voo realizada no Brasil com tripulação e aeronave nacionais, uma data comemorativa que nos faz enaltecer o legado que herdamos dos pioneiros da inspeção em voo em nosso País.
Há exatos 52 anos, no dia 21 de fevereiro de 1959, decolava do Aeroporto Santos Dumont uma aeronave de matrícula nacional (C-47 2065), tripulada por brasileiros, com destino a Itapuaçu (Maricá - RJ), onde seriam voadas aproximadamente cinco horas de inspeção, na verificação de sítio para a instalação do VOR Itapuaçu.
A tripulação era composta pelos seguintes militares: Capitão-Aviador José Laetano Távora, Capitão-Aviador Murilo Corrêa Neto, Suboficial Wilson Machado e Sargento José Moraes Pereira, que entraram para a história da inspeção em voo brasileira.
A partir dessa data, muitos nos ajudaram a construir a história dessa nobre atividade, muitos foram os desafios, inúmeras foram as missões de inspeção em voo, realizadas 365 dias ao ano, a qualquer hora e a qualquer tempo, todos com o mesmo objetivo de “garantir a qualidade operacional do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”.
Por tudo isso, agradeço àqueles que tanto se dedicaram na atividade de inspeção em voo até hoje e encorajo os mais jovens a se empenharem em seu desenvolvimento profissional, pois certamente muitos serão os desafios futuros.
Profissionais da Inspeção em Voo, parabéns pelo dia de hoje e sejam felizes em suas próximas missões.
Tenente-Brigadeiro-do-Ar RAMON BORGES CARDOSO
Diretor-Geral do DECEA