Notícia Destaque
Oficina Conecta AGA: integração de dados de aeródromo em pauta no DECEA
Evento debate avanço na gestão de dados e integração institucional com foco na melhoria dos serviços ao cidadão
A iniciativa busca consolidar e automatizar os processos relativos à infraestrutura aeroportuária, desde a autorização até a divulgação de dados, com um fluxo contínuo de informações entre o DECEA e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ao longo dos anos, diferentes sistemas foram criados com finalidades distintas. Essa integração é tida como um passo necessário para acompanhar as transformações da aviação, que exigem cada vez mais consistência, precisão e interoperabilidade das informações.
“Essa demanda não começou hoje, nem um mês atrás. Já vem de um processo de muitos anos. Um processo que evolui e, naturalmente, gera outras necessidades”, afirmou o chefe da Assessoria de Transformação Digital (ATD) do DECEA, Coronel Aviador Dennys Wallace Duncan. “O impacto do que a gente faz também entra numa escala cada vez maior, já que a aviação não vai parar de crescer. A gente precisa estar pronto e, sobretudo, ser capaz de lidar com o que está por vir.”
A oficina foi aberta na manhã do dia 20, com apresentações institucionais que contextualizaram o cenário atual dos dados de aeródromo sob diferentes óticas. Participaram representantes do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), da Divisão de Planejamento e Coordenação de Infraestrutura Aeroportuária do DECEA e das Superintendências de Infraestrutura Aeroportuária (SIA) e de Tecnologia e Transformação Digital (STD) da ANAC.
No intuito de fortalecer a integração entre os órgãos e promover o intercâmbio de informações técnicas, também nesse dia, a comitiva visitou o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). A visita contou com 40 participantes, incluindo 14 executivos da ANAC e representantes de unidades subordinadas ao DECEA.
O segundo e o terceiro dias foram dedicados a discussões técnicas e grupos de trabalho. As sessões abordaram as diferentes fases do ciclo de vida dos dados, desde a origem e homologação até a tramitação interna e a publicação para o público externo. Os participantes analisaram fluxos de trabalho, identificaram gargalos e propuseram melhorias com base em casos reais.
Para o Coronel Duncan, a oficina representa um marco no processo de transformação digital da gestão de aeródromos. “O foco central dessa iniciativa é a melhoria do serviço prestado ao cidadão. Ao integrar sistemas e processos, ganhamos em eficiência, agilidade e qualidade das informações”, afirmou.
Paralelamente ao evento, foi realizada, no dia 20, a reunião do quarto encontro de acompanhamento do Acordo de Cooperação Técnico-Operacional DECEA-ANAC. Previsto para ser renovado em 2026, o acordo tem como objetivo promover a integração institucional e o avanço conjunto de soluções tecnológicas. Na ocasião, a superintendente da STD da ANAC apresentou a estratégia digital da agência, reforçando o alinhamento com o DECEA no desenvolvimento de soluções baseadas em dados confiáveis, atualizados e interoperáveis.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA Texto: Daniel Marinho Fotos: Fábio Maciel