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Nova Circulação Visual da Terminal São Paulo otimiza o serviço de tráfego aéreo
Medida visa manter ordenado e seguro o fluxo de aeronaves
As modificações na Circulação Visual da Área de Controle Terminal São Paulo (TMA-SP) entrarão em vigor nesta quinta-feira (26/04). “As alterações normativas e em cartas aeronáuticas têm o objetivo de aumentar a segurança e otimizar o fluxo de aeronaves da TMA-SP” , esclarece o gerente de Projeto da Circulação Visual da Terminal São Paulo, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Paulo Ilton Brogin Perez.
Após a implantação da Navegação Baseada em Performance (ou PBN, do inglês Performance-Based Navigation) no eixo Rio de Janeiro - São Paulo, em outubro de 2013, foi necessário adequar a circulação visual existente à nova configuração do espaço aéreo da Área de Controle Terminal São Paulo. As novas Cartas de Corredores Visuais (CCV) já estão disponíveis no Portal de Serviço de Informação Aeronáutica (AISWEB).
Parcerias - De acordo com o Capitão Brogin, o projeto da renovação da Circulação Visual da TMA-SP teve início em dezembro de 2013. “Após reuniões com todos os órgãos de tráfego aéreo existentes na terminal, diversas Escolas de Aviação Civil e Aeroclubes, além de Associações de Classe de Pilotos de Aviação Geral, foi finalizada a nova circulação, em fevereiro de 2015”, destaca o oficial.
A publicação da Circular de Informação Aeronáutica - AIC N 17/2015, que visa ao ordenamento do tráfego de aviões e helicópteros que voam de acordo com as Regras do Voo Visual (VFR – do inglês Visual Flight Rules) na TMA-SP, entrou em vigor em novembro de 2015.
Segundo o chefe da Divisão de Operações do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), Tenente-Coronel Aviador Chrystian Alex Scherk Ciccacio, foram realizados estudos, coordenações e parcerias com os setores da aviação, visando correções, alterações e melhorias na circulação visual da TMA-SP. “A Circular de Informação Aeronáutica – AIC N 33/18 é continuidade e resultado da maturação da AIC N 17/15, obtida com sugestões de pilotos enviadas por e-mails, Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC DECEA), documentos, dentre outros”, afirma o oficial.
Após análise das sugestões dos usuários, somadas às necessidades operacionais e normativas existentes, foram realizadas alterações nas circulações visuais na TMA-SP. “Houve melhorias nos contrastes das cores das cartas, devido a dificuldade de visualização com baixa luminosidade, além de alguns ajustes de rotas e remodelagem de espaços aéreos condicionados, melhorando a dinâmica de fluxo existente”, acrescenta o Tenente-Coronel Ciccacio.
Entre as principais modificações, destacam-se as mudanças do desenho da Zona de Controle de Guaratinguetá (CTR-GW), do eixo do corredor MIKE (entre as cidades de Caçapava e Atibaia - SP) e dos portões de acesso ao circuito de tráfego do Aeroporto de Jundiaí.
Fluidez, eficiência e segurança - O instrutor de voo do Aeroclube de Jundiaí, Luis Eduardo Santos, ressaltou a importância dessa parceria com a Força Aérea Brasileira. “A proximidade do SRPV-SP e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) junto aos usuários do sistema só tem a agregar, pois torna o processo de mudança mais fácil, transparente e democrático, além de tornar o ambiente mais seguro e eficiente para todos”, afirma o piloto de aviação geral.
Para o chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, a importância do planejamento foi fundamental para atingir os objetivos. “As mudanças visam à segurança, além de permitir uma ordenada e rápida circulação aérea na maior terminal do Brasil”, pontua o oficial-general.
O SRPV-SP gerencia a área mais movimentada do espaço aéreo brasileiro: terminais São Paulo e Rio de Janeiro, controlando, aproximadamente, um milhão de voos por ano.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes – Jornalista
Fotos: Luiz Eduardo Perez