Notícia Destaque

Missão de Assistência Integrada leva atendimento a Cruzeiro do Sul, no Acre

publicado: 06/06/2025 11:25

 




O município de Cruzeiro do Sul, no Acre, recebeu a Missão de Assistência Integrada Itinerante, nos dias 3 e 4 de junho. Promovida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a ação levou atendimento médico, psicológico, odontológico e social a mais de 150 pessoas, entre militares das Forças Armadas, seus dependentes, militares do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e a população local de Cruzeiro do Sul.

Os atendimentos foram realizados no Posto Médico da Guarnição de Cruzeiro do Sul, vinculado ao 61º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro. As especialidades médicas contempladas incluíram clínica geral, pediatria, dermatologia, ginecologia e psicologia.

A Major Médica Mariana Coelho, adjunta da Divisão de Assistência Integrada do DECEA (DAIN) e coordenadora da Missão de Assistência Integrada Itinerante, destacou a importância da iniciativa. “É muito gratificante fazer parte dessa missão. O retorno do nosso efetivo, dos militares das outras Forças e da população é sempre muito positivo”, afirmou.

Além dos atendimentos de saúde, a programação incluiu palestras informativas promovidas pelo Serviço Social do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) e pela psicologia do Hospital de Aeronáutica de Manaus. As atividades abordaram temas como os benefícios oferecidos pelo Sistema de Assistência Social das Forças Armadas e a prevenção e enfrentamento da dependência química.

Esta foi a terceira edição da missão em 2025, organizada pela DAIN do DECEA em parceria com Destacamento de Controle do Espaço Aéreo local.

Criada em 2017, a Missão de Assistência Integrada busca militares da ativa, veteranos e seus familiares que vivem longe das capitais e enfrentam dificuldades de acesso a serviços de saúde. É o caso de Cruzeiro do Sul, onde a unidade da Aeronáutica mais próxima está localizada em Porto Velho, em Rondônia, a cerca de 1.200 quilômetros de distância, aproximadamente 17 horas de viagem de carro.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Imagens: DAIN
Revisão: Tenente Martorano