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GEIV: 52 anos garantindo a segurança da navegação aérea brasileira
Unidade é responsável por aferir os sistemas de auxílio à navegação aérea e os procedimentos em uso no espaço aéreo brasileiro
publicado:
17/04/2025 08:54

Nesta quinta-feira (17/04), o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) completa 52 anos de existência, marcados pela atividade de fiscalizar os procedimentos e equipamentos de navegação aérea em todo o Brasil. Trata-se da Unidade de aviação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) que possui atribuição fundamental na garantia da segurança das aeronaves em todas as fases de voo.
A atividade de inspeção em voo realizada pelo GEIV permite aos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) a execução de manobras e procedimentos de voo, descritos nas cartas aeronáuticas, com extrema precisão. Dos Sistemas de Pouso por Instrumento (ILS - Instrument Landing System) aos procedimentos de voo orientados por satélite, são os mais de 200 homens e mulheres do GEIV que avaliam e calibram esses equipamentos e sistemas essenciais ao voo.
“Aqui inspecionamos a execução de perfis de voo e a qualidade dos sinais de equipamentos de solo ou procedimentos de navegação aérea, fazendo análises, medições e, quando necessário, correções para que estes atendam aos parâmetros previstos. É uma atividade incansável que garante a confiabilidade para que todos possam voar”, explicou o Comandante do GEIV, Major Aviador Rodrigo Pereira Drumond.
Em 2024, por exemplo, o Grupo realizou cerca de 1.400 horas de voo de inspeção e foi responsável pela aferição de 970 auxílios à navegação aérea. Somente no primeiro trimestre de 2025 já foram registradas cerca de 370 horas de voo de inspeção e 285 auxílios verificados, incluindo dos principais aeroportos internacionais do Paraguai – materializando a cooperação existente entre o Brasil e as demais nações da América do Sul.
Atualmente, a frota do GEIV é composta por oito aeronaves, sendo quatro do modelo Hawker 800 XP e quatro do Legacy 500, denominadas na Força Aérea Brasileira (FAB) como IU-93-M e IU-50, respectivamente. As aeronaves-laboratório são equipadas com o sistema de inspeção em voo embarcado UNIFIS 3000, que avalia os sinais eletrônicos dos auxílios à navegação aérea.
História
A atividade de inspeção em voo no Brasil teve seu início em 1956, após a assinatura do projeto de Controle de Tráfego Aéreo (CONTRAF). Já no ano de 1958, formou-se a primeira tripulação operacional de inspeção em voo no País, quando foi adquirido o primeiro avião-laboratório. A primeira inspeção em voo em território nacional, com aeronave e tripulação da FAB, foi realizada em 21 de fevereiro de 1959, com o objetivo de verificar a adequação do sítio de Itaipuaçu, no Rio de Janeiro (RJ), para a instalação para instalação de um VOR, equipamento eletrônico usado na navegação aérea.
A partir de então, o número de inspeções em voo aumentou gradativamente e cada vez mais se fazia necessário um setor que planejasse e interpretasse a análise dos resultados obtidos durante as missões executadas. Em 1960, foi criada a Seção de Registro e Controle de Voo, dentro da composição da Diretoria de Rotas Aéreas (DR) - antigo DECEA. Onze anos mais tarde, com a extinção da DR, a atividade passou à subordinação direta do Comando de Apoio Militar (COMAM).
Em maio de 1972, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) foi criado através do Decreto nº 71.261, ativado pela portaria R-003/GM3, de 17 de abril de 1973.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Tenente Martorano
Arte: Aline Prete