Notícia Destaque
FAB realiza exercício de defesa aérea em preparação para a Cúpula do BRICS no Rio
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quinta-feira (3), na Base Aérea do Galeão (BAGL), um exercício simulado de interceptação com a aeronave A‑29 Super Tucano. A atividade, aberta à imprensa, teve como objetivo demonstrar a pronta resposta a uma ameaça, em preparação para a Cúpula do BRICS, que ocorre no Rio de Janeiro até o dia 7 de julho.
Esse tipo de acionamento é reservado a situações de emergência, quando aeronaves não identificadas invadem áreas proibidas ou restritas.
Para o período da Cúpula, as áreas proibidas, restritas e de exclusão temporária no espaço aéreo foram estabelecidas pela Circular de Informação Aeronáutica (AIC) nº 24/25, publicada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
“Durante o BRICS, qualquer aeronave que ingresse sem autorização nas áreas restritas ou proibidas sofrerá uma ação como essa e estará sujeita às medidas de defesa”, afirmou o Subcomandante do III COMAR, Coronel Aviador Silvestre Luiz Almeida Cerqueira.
O Centro de Operações Militares (COPM2), localizado no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), é responsável por identificar e monitorar movimentações suspeitas, emitir alertas e, por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), engajar as aeronaves de defesa, garantindo a pronta resposta na proteção do espaço aéreo.
Uma Célula de Operações Local (COL) foi instalada no Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ), localizado no Aeroporto Internacional do Galeão, com a função de reforçar o controle do espaço aéreo.
Desde o dia 3 de julho, também está ativa a Sala Master, que opera 24 horas por dia, centralizando o monitoramento das zonas de exclusão, áreas reservadas, restritas e proibidas, além de reunir diversos órgãos de defesa e relacionados à aviação, com o objetivo de agilizar as decisões operacionais.
Com esse modelo coordenado, a Força Aérea garante a detecção imediata de qualquer violação do espaço aéreo durante o evento, viabilizando respostas rápidas e compatíveis com os protocolos de segurança estabelecidos.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA Texto: Aspirante Camila Imagens: S2 Bouzin - III COMAR Revisão: Capitão Rodrigues