Notícia Destaque
DTCEA - Pico do Couto celebra 50 anos de atividades
Presidido pelo Coronel Aviador Leonardo Machado Guimarães, comandante do CINDACTA I, o evento reuniu autoridades civis e militares, destacando o papel da organização no controle do espaço aéreo da região e sua relevância estratégica para a segurança aérea nacional.
Durante a cerimônia, foram homenageados militares que se destacaram no cumprimento de suas atribuições no ano de 2024, ex-comandantes e integrantes que deixaram legados de excelência, alguns in memoriam, como o Capitão Especialista em Comunicações Clemildo Francisco de Souza e o Major Especialista em Comunicações João Bernardo Vieira. Um reconhecimento especial foi concedido ao servidor civil Paulo Roberto de Souza Vitral, com 48 anos de serviço, e a Alcides Reinaldo Licht, há 37 anos no destacamento.
Como parte das honrarias, militares também foram agraciados com a Medalha Militar, destinada a reconhecer os bons serviços de oficiais e praças em serviço ativo. Receberam a Medalha de Prata com Passador de Prata (mais de 20 anos de serviços): o Capitão Cesar Augusto Gomes Simões (comandante do DTCEA-PCO), o Primeiro-Sargento Leonardo de Souza Cunha e o Terceiro-Sargento Michel Wayand Marques. A Medalha de Bronze com Passador de Bronze (mais de 10 anos de serviços) foi concedida ao Segundo-Sargento Luiz Felipe Reiner Alves e ao Segundo-Sargento Rodrigo Bandeira Rodrigues da Silva.
Para o comandante do DTCEA-PCO, é importante destacar o sentimento de missão que permeia a unidade. “Chegamos, após 50 anos, às Bodas de Ouro, reconhecidos no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro pelo suporte técnico confiável, perene e preciso, fruto do legado de homens e mulheres que aqui serviram. [...] Pelo amor dessas pessoas — ou seja, pela real doação — o que é material, inanimado e suscetível ao tempo, como prédios, torres, antenas e equipamentos eletrônicos, passa a ter história, a consolidar tradições e, portanto, a viver e a transcender o tempo nas mentes e corações daqueles que aqui deixaram parte de si. O destacamento se funde com os que lhe serviram, à medida que se eterniza em suas memórias”, afirmou o oficial.
O comandante também agradeceu ao CINDACTA I, em especial ao Coronel Machado, pelo apoio em desafios como as reformas na Vila Militar e pelo suporte oportuno, como nos deslizamentos de 2024. Encerrou o discurso com um chamado à renovação do compromisso para os 60 anos do DTCEA-PCO em 2035. “Que renovemos diariamente os votos de comprometimento e lealdade com nosso destacamento.”
Criado em 2 de maio de 1975, como DPV DT-31 (Destacamento de Proteção ao Voo, Detecção e Telecomunicações), o DTCEA-PCO foi a primeira organização militar da jurisdição do Terceiro COMAR e uma das precursoras do SISDACTA (Sistema de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo).
Sua denominação foi alterada para DTCEA – Pico do Couto em referência ao cume da montanha onde está instalado. A história do DTCEA-PCO é marcada pelo profissionalismo de seus integrantes e por sua relevância no contexto econômico-militar nacional, atuando como elo entre aeronaves e os órgãos de controle de tráfego aéreo. O destacamento também colabora com diversas instituições públicas, como o Exército Brasileiro, as Polícias Militar, Civil e Federal, os Bombeiros Militares, a Defesa Civil, o SAMU, o INEA e o INPE.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA Daniel Marinho Fotos: Luiz Perez