Notícias
DECEA recebe organizações na 5ª reunião com usuários do SISCEAB
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) recebeu mais uma vez em seu auditório, no Rio de Janeiro, representantes das principais companhias aéreas e organizações da atividade para discutir as questões afetas ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB).
Na ocasião, foram abordados não somente os assuntos referentes ao que foi desenvolvido pela área operacional do DECEA em proveito dos usuários, como também assuntos propostos pelas próprias organizações presentes.
Na abertura do evento, o Chefe do Subdepartamento de Operações, Brigadeiro-do-Ar Luiz Cláudio Ribeiro da Silva (foto), fez questão de destacar o caráter colaborativo dessas reuniões de trabalho. “Nosso objetivo aqui se relaciona com a nossa posição de prestador de serviço ao usuário”, enfatizou.
[caption id="attachment_3975" align="alignright" width="800" caption="Brigadeiro Ribeiro fala aos convidados"][/caption]
Em seguida, o Adjunto do Chefe do Subdepartamento, Coronel Aviador Luiz Ricardo de Souza Nascimento, expôs as ações do DECEA no ano de 2010, tais como: a implementação da Navegação Baseada em Performance (PBN) nas terminais Recife e Brasília, a instalação da Estação do Sistema de Aumentação Baseado em Solo (GBAS) no Aeroporto do Galeão, o início dos trabalhos referentes à implementação da Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão (ADS-B) na Bacia de Campos, a nova rede de rotas, dentre muitas outras iniciativas. O uso flexível do espaço aéreo na ocasião da Operação CRUZEX V também foi motivo de destaque, dada a coordenação harmônica entre as ações da operação militar e do controle de tráfego aéreo ao longo do exercício.
Ao final da reunião, foram abordados os assuntos solicitados pelas próprias organizações. O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) propôs uma reflexão a respeito das operações no Aeroporto Santos Dummont, no Rio de Janeiro e a Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (APPA) ressaltou as restrições de voo em caso de saturação de setores dos Centros de Controle de Aérea (ACC) de Brasília e Curitiba. Por fim, a TRIP Linhas Aéreas abordou o impacto econômico do Controle de Fluxo de Tráfego Aéreo na aviação regional e a viabilidade de alternativas de rotas mais econômicas para a suas operações.
Já há algum tempo, o DECEA, por meio do Subdepartamento de Operações, vem realizando reuniões periódicas do gênero. Esta já é a quinta reunião com os usuários e, como as demais, está fundamentada no processo de decisão colaborativa, preconizado pela OACI e estimulado pelo DECEA, órgão central do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.
Estiveram presentes representantes da British Airways, Azul Linhas Aéreas, Trip Linhas Aéreas, TAM, GOL/VARIG, Airfrance, ABSA Cargo, Continental Airlines, Aerolineas Argentinas, Ibéria, American Airlines, Copa Airlines, Embraer, Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (APPA), Infraero, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA).