Notícias

DECEA realiza Padronização para Avaliação da Proficiência em Inglês Aeronáutico

publicado: 22/04/2025 15:10

 






Entre os dias 07 e 11 abril de 2025, o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) sediou a Reunião de Credenciamento de Examinadores do Exame de Proficiência em Inglês Aeronáutico do SISCEAB (EPLIS). A reunião anual, prevista no Programa de Elevação de Nível de Proficiência em Inglês Aeronáutico (ICA 37-924), tem como objetivo padronizar a atuação dos examinadores do EPLIS, em conformidade com as recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

A participação nesta reunião é condição obrigatória para que os profissionais possam atuar como interlocutores e avaliadores na edição de 2025 do exame.

Durante o encontro, foram realizadas diversas simulações da Fase 2 do exame, bem como a escuta de áudios para a prática da atribuição de notas holísticas e analíticas. Os profissionais que demonstraram índices de calibração adequados e aderência aos procedimentos de interlocução foram considerados aptos para atuarem como avaliadores na Fase 2 do EPLIS.



"O processo de credenciamento de examinadores é fundamental para garantir que a aplicação do exame e a atribuição de notas sejam confiáveis e consistentes, seguindo os padrões internacionais estabelecidos pela OACI", afirmou o Chefe da Divisão de Capacitação e Treinamento Profissional (DCTP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente Coronel Cristiano de Uzêda Pinto.

Em suma, o credenciamento de examinadores é um procedimento fundamental para que a aplicação do exame e a atribuição de notas ocorram de maneira confiável, consistente e padronizada, em estrita conformidade com as diretrizes estabelecidas pela OACI.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Informações: SDAD
Edição: Ten Fernandes
Revisão: Ten Martorano
Fotos: Fábio Maciel