Notícia Destaque
DECEA promove capacitação em gerenciamento de informação aeronáutica para especialistas AIS
Em linha com as metas previstas para a adaptação à aviação futura, o Serviço de Informação Aeronáutica (AIS) ganha destaque na apresentação de informações precisas e oportunas, que contribuirão, sobremaneira, para a garantia da eficiência do Sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) do futuro e sua fluidez em um cenário com expressivo aumento da demanda pelo espaço aéreo e pelos recursos aeroportuários.
Em virtude desse cenário, foi confeccionado o PCA 53-3 para a Reestruturação do Serviço de Informação Aeronáutica e, como consequência, as Salas AIS perderam sua importância operacional, já que os Centros de Informação Aeronáutica (C-AIS) passaram a exercer as tarefas antes atribuídas à essas Salas.
Na sequência, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) elaborou o PCA 53-4 - Plano Específico para a Reestruturação dos Centros de Informação Aeronáutica (C-AIS). Para a gestão das intenções de voo no Brasil, a partir do endereçamento único no Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA), fez-se necessário reestruturar os C-AIS. Ao final do processo, o DECEA estará apto a operar com três Centros de Informação Aeronáutica. E, seguindo a estratégia do PCA 53-4, a Fase 1 do referido Plano tem como objetivo a desativação do C-AIS Brasília (BS) e da Sala AIS Automatizada de Confins (SAA-CF) em outubro de 2021, ficando o C-AIS CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea) responsável por absorver os setores que eram de responsabilidade dos Órgãos a serem desativados.
Em continuidade à reestruturação do Serviço de Informação Aeronáutica, o DECEA elaborou o PCA 53-5 - Plano Específico para a Estruturação das Subdivisões de Gestão da Informação Aeronáutica (DO-AIM), que descreve o planejamento e as ações para a estruturação das DO-AIM nas Organizações Regionais, além do redimensionamento do seu efetivo AIS.
Dessa forma, a Gestão da Informação Aeronáutica será fundamental para satisfazer as expectativas da comunidade ATM por meio de todos os serviços operacionais. Sua contribuição mais direta para a melhoria do sistema ATM será a qualidade da informação que, por sua vez, trará importantes benefícios adicionais. Em particular, haverá ampla disponibilidade de dados aeronáuticos relevantes e de alta qualidade, apresentados a todos os usuários do espaço aéreo em um formato que permita sua utilização, favorecendo efetivamente a segurança da aviação.
Tendo em vista esse processo, o DECEA está promovendo a capacitação AIM para especialistas AIS, militares que irão compor a Subdivisão de Gestão da Informação Aeronáutica (DO-AIM) do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I). Durante o evento será realizada a qualificação dos profissionais AIS, com o objetivo de auxiliá-los no desenvolvimento de habilidades específicas para o desempenho da função operacional.
Para a realização dessa capacitação, o Subdepartamento de Operações do DECEA selecionou militares do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA), especialistas no conceito AIM, para lecionar as instruções teórica e prática, com carga horária mínima de 60 horas.
O início do treinamento foi oficializado no dia 4 de outubro, nas dependências do ICA, pelo Major Aviador Douglas da Silva Pinto Alves, chefe da Seção de Planejamento de Informação Aeronáutica do Subdepartamento de Operações do DECEA, juntamente com o Primeiro Tenente SAI Márcio Gomes de Lima e o Suboficial SAI Márcio Abel Marinho.
Durante a abertura do evento, o Major Douglas explicou aos alunos todo o processo da Reestruturação dos Centros de Informação Aeronáutica (PCA 53-4) e a Estruturação das Subdivisões de Gestão da Informação Aeronáutica (PCA 53-5), projetos complementares um ao outro.
Por Jéssica Laine Ribeiro Alves - 2S SAI (DPLN-4)
Editado por Daisy Meireles (RJ 215223 JP)
Fotos de Sérgio Henrique da Costa Raeder - 1S BFT (ICA)