Notícia Destaque

DECEA participa da maior feira de drones e tecnologia da América Latina

publicado: 22/05/2024 12:17

 




Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Órgão Militar responsável por regulamentar o acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro por aeronaves não tripuladas, participará do DroneShow Robotic, a maior feira de drones e tecnologia da América Latina. O evento acontecerá nos dias 21, 22 e 23/05, no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, São Paulo e contará com a presença dos especialistas do DECEA em Sistema de Aeronave Não Tripulada e do Gerenciamento de Tráfego Aéreo para a realização de palestras.

O DroneShow Robotic, no seu primeiro dia, terá o Seminário Regulamentação para Drones. Dentro da programação, às 15h, o Major Aviador Rodrigo Gonzalez Martins de Magalhães, Chefe do Setor de Planejamento de Sistema de Aeronave Não Tripulada (DPLN-8), falará sobre os avanços do BR-UTM implementado pelo DECEA.

Já no segundo dia, o Capitão Márcio André da Silva, Gerente do Projeto Mobilidade Aérea Urbana (UAM) do DECEA e Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, fará uma apresentação no 2° Fórum eVTOL, Mobilidade Aérea Avançada e Aeronaves Inovadoras. O oficial abordará o tema sobre a integração dos eVTOLs à cidade e ao espaço aéreo urbano e regional.

“Os veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOL) já são uma realidade, fóruns desse tipo são essenciais para promover discussões em busca de soluções para o gerenciamento desses veículos de forma segura e integrada ao espaço aéreo” , declarou o especialista, Capitão André

Durante todo o evento haverão apresentações por profissionais da Assessoria de Transformação Digital (ATD) no estande do DECEA para divulgar as novas aplicações do sistema para solicitação de acesso ao espaço aéreo por aeronaves não tripuladas (SARPAS). Além disso, serão sanadas dúvidas sistêmicas e sobre regulamentação de aeronaves não tripuladas, além de ser divulgado o projeto BR-UTM em andamento.

"O desenvolvimento colaborativo com empresas, e outras instituições acadêmicas e do governo vem sendo conduzido pelo DECEA com o objetivo de dar celeridade para a implantação de zonas UTM, possibilitando explorar o setor de aeronave não tripuladas em todo seu potencial”, esclareceu o Major Aviador Rodrigo Gonzalez Martins de Magalhães.

Sobre o BR-UTM

O Projeto visa desenvolver soluções para o gerenciamento de voos de aeronaves não tripuladas no Brasil, sendo realizado o primeiro ensaio operacional em abril do corrente ano.

Sobre o DroneShow

Seminários, fóruns e cursos e uma feira com inovações tecnológicas, o evento reunirá fabricantes e importadores de drones, tecnologia embarcada, robótica, sistemas autônomos, equipamentos afins, plataformas de processamento de dados, além de prestadores de serviços, universidades, startups, usuários públicos e privados destas tecnologias. Também está confirmada a presença de instituições reguladores como Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Ministério da Defesa (MD) e Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A última versão foi realizada em 2023, com mais de 5.700 participantes de 33 países, 150 palestrantes e 120 empresas na feira.


Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Tenente Publicidade e Propaganda Fernanda Bouzon
Revisão: Cap Av Rodrigues e Maj Av Rodrigo
Fotos: Cv Luiz Pérez