Notícias

DECEA e Infraero coordenam atendimento diante de recorde de movimentos aéreos em BH

publicado: 09/07/2014 21:07

 




Nos dias 28 de junho e 8 de julho foram registrados recordes de movimentos aéreos nos três principais aeroportos da região metropolitana de Belo Horizonte : Tancredo Neves (Confins), Carlos Drummond de Andrade (Pampulha) e Carlos Prates. Levando-se em conta os pousos e decolagens da aviação regular (cias aéreas), charter (voos fretados), geral (aeronaves executivas/particulares) e militar, foram 695 movimentos no primeiro dia das oitavas-de-final (28/6) e 963 no primeiro dia das semifinais (8/7).

FOTO VALIDAPátio do aeroporto de Pampulha, em 8 de julho

Os jogos Brasil x Chile e  Brasil x Alemanha foram os responsáveis pelos altos números de pousos e decolagens. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), porém, mobilizaram suas equipes para absorver a demanda elevada nos aeroportos de Confins e Pampulha.

Um reforço expressivo nas Salas de Informações Aeronáuticas (AIS), nas Torres de Controle (TWR) e no Controle de Aproximação (APP) foi necessário para atender a demanda de tráfego aéreo, permitindo maior flexibilidade na apresentação dos planos de voo, bem como nas chegadas e saídas das aeronaves.

imagem telaVisualização radar da Terminal Belo Horizonte, 8 de julho

Foram intensificadas também as operações no estacionamento e no movimento das aeronaves nos pátios dos dois aeroportos (Confins e Pampulha). A estreita coordenação da Infraero com os órgãos de controle de tráfego aéreo permitiram os sequenciamentos na saída dos voos, consequentemente, todas as partidas foram realizadas em menos de seis horas, o que levaria o triplo do tempo para uma demanda em condições normais.

O jogo de hoje em São Paulo, Argentina x Holanda, também deverá gerar um aumento  de movimentos aéreos. De menor expressão, no entanto, uma vez que Guarulhos e Congonhas já absorvem normalmente um grande fluxo de movimento aéreo.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA (FSDTP)
Daisy Meireles (Contato-Imprensa)