Notícias
DECEA capacita Elos Sociais para atuarem nos destacamentos e unidades subordinadas
Em um esforço contínuo para aprimorar o apoio ao efetivo em localidades mais distantes, a Subdivisão de Gestão do Serviço Social do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) lançou a primeira turma do Curso de Capacitação de Elos Sociais. Sete militares e uma servidora civil das unidades subordinadas ao Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) foram os primeiros a receberem a instrução, que aconteceu entre os dias 24 e 28 de março, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA).
Os chamados "Elos Sociais" são responsáveis por identificar e reportar questões que afetam o bem-estar dos militares e suas famílias. Eles funcionam como um canal de comunicação entre o efetivo e as assistentes sociais do DECEA e dos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo. Com o objetivo de torná-los ainda mais preparados para desempenhar suas funções, o curso ofereceu disciplinas como Panorama das Políticas Sociais e Legislações, Ética e Sigilo, Abordagens de Intervenção, Sistema de Serviço Social (SISESO) do Comando da Aeronáutica, entre outros. A instrução não ficou somente no âmbito da teoria. Aulas práticas com dinâmicas de grupo, estudos de casos e treinamento para manuseio dos instrumentos de trabalho também fizeram parte do curso.
“Esta experiência foi fundamental para proporcionar um entendimento das diversas possibilidades de atuações do Serviço Social na Força Aérea. Diante disso, retorno ao Destacamento do Galeão com a responsabilidade de perpetuar o aprendizado e a certeza de que podemos fazer muito pelos militares e seus familiares”, pontuou o Elo Social do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão, 3º Sargento Controladora de Tráfego Aéreo Tainah Moraes Salgado.
Ao investir na formação desses profissionais, a Divisão de Assistência Integrada (DAIN) do DECEA demonstra seu compromisso com o bem-estar de seu efetivo, reconhecendo a importância de um suporte social robusto, especialmente em regiões onde o acesso a serviços pode ser limitado.
“Capacitar os Elos Sociais é uma oportunidade de fazer valer os efetivos direitos em receberem benefícios, ações socioeducativas e promocionais com objetivo de impactar na qualidade de vida e no desempenho da atividade. Para nós, assistentes sociais, é a possibilidade de conhecer melhor as realidades locais para adequação das nossas atuações em prol do efetivo”, declarou a consultora assistente Social e Coordenadora do Curso Ibla de Castella Martins de Azeredo Bastos Filha.
As Assistentes Sociais do DECEA e dos Centros Regionais receberam um treinamento, entre os dias 17 e 21 de março, também no ICEA, a partir do qual tornaram-se instrutoras do curso.
As próximas turmas também acontecerão no ICEA, previstas para os meses de maio, junho e julho deste ano. Ao longo do projeto, busca-se estreitar os caminhos entre os destacamentos e suas sedes, garantindo alcance e abrangência aos serviços socioassistenciais.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Ten Fernandes
Revisão: Ten Martorano
Fotos: Sgt Jeber (BAFL)