Notícia Destaque

CISCEA promove Workshop sobre Fornecimento e Prestação de Serviço Associado à Implantação do SAGITARIO

Encontro teve por objetivo definir estratégias de modernização de um dos principais sistema de controle de tráfego aéreo


publicado: 22/05/2024 11:41

 




A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) promoveu, nos dias 20 e 21 de maio, no Rio de Janeiro (RJ), um Workshop sobre o Fornecimento e a Prestação de Serviço Associado à Implementação/Modernização do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO).

O evento contou com a presença do Presidente e do Vice-Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski e Coronel Aviador Dan Marshal Freitas, respectivamente; e de representantes da Consultoria Jurídica Adjunta do Comando da Aeronáutica (COJAER), do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), do Centro de Aquisições Específicas (CAE), da Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), do Subdepartamento Técnico do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e da empresa Atech, do Grupo Embraer.

Durante a abertura do evento, o Presidente da CISCEA reforçou a importância do tema, tendo em vista a definição de estratégias mais eficientes à contratação, implantação, modernização, manutenção e ao suporte logístico do SAGITARIO. “Esse encontro é uma oportunidade ímpar de reunir todos os envolvidos com o controle do espaço aéreo. O principal objetivo é definirmos as estratégias para a modernização do SAGITARIO”, explicou o Major-Brigadeiro Javoski.

Os chefes da Divisão Operacional, de Logística e Administrativa da CISCEA apresentaram as particularidades de cada área relacionadas ao modelo de contratação. No âmbito operacional, por exemplo, as atuais demandas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro demandam a aquisição de hardwares, softwares e equipamentos de tráfego aéreo, distribuídos em contratos públicos, que necessitam de grande coordenação de tempos e movimentos, semelhante a um jogo de “quebra-cabeça”, onde todas as peças precisam se encaixar em perfeita harmonia. Já as áreas de Logística e Administrativa abordaram o ciclo de vida do objeto a ser contratado, os produtos logísticos de contratação, as vantagens e os desafios.

Por fim, o Assessor Estratégico da Atech, João Batista Oliveira Xavier, apresentou as possíveis atividades que a empresa poderá assumir, em um momento inicial de Prova de Conceito, junto aos Órgãos de Controle do Espaço Aéreo, como os Controles de Aproximação (APP), Centros de Controle de Aérea (ACC), Torres de Controle e Centros de Operações Aéreas Militares (COpM).

Considerado um Produto Estratégico de Defesa, o SAGITARIO é um software nacional capaz de processar dados de diversas fontes de captação, como radares e satélites, e consolidá-los em uma única apresentação visual para o controlador de voo. Na prática, o workshop representou uma iniciativa com vistas à eficácia dos contratos públicos voltados ao tráfego aéreo, à segurança da navegação aérea, e, principalmente, à otimização dos recursos administrativos, logísticos, técnicos e operacionais do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Tenente Raphaela Martorano
Imagens: Marcelo Alves
Revisão: Capitão Rodrigues