Notícia Destaque

CISCEA atualiza o Sistema Integrado de Torre de Controle em Confins - MG

Também foram modernizadas as instalações da Torre de Controle com a substituição das consoles e demais itens de infraestrutura.


publicado: 02/09/2020 15:30

 




A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) concluiu com êxito, no dia 27 de agosto, a implementação da atualização do Sistema de Integração de Torre de Controle (SITC) do aeroporto de Confins-MG.

O projeto de atualização Mid-Life Upgrade (MLU) teve início em março e contou com a atualização do software do SITC para a versão i6, que incorpora novas funcionalidades, além da implantação de novos hardwares para a melhoria significativa de performance. Também foram modernizadas as instalações da Torre de Controle (TWR), com a substituição das consoles e demais itens de infraestrutura.

“Esta implantação é um marco para a CISCEA, pois a adaptação e a flexibilidade da Divisão Técnica e das empresas ACAMS e ATC Systems foram características marcantes para superar as adversidades, um desafio de gestão nos momentos mais críticos da pandemia”, declarou o chefe da Divisão Técnica, Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior.

As Torres de Controle têm por atribuição a prestação de serviço de Controle de Tráfego Aéreo às aeronaves que chegam e partem dos respectivos aeródromos.

A implementação da atualização do SITC visa disponibilizar as informações necessárias, de forma integrada, nas posições operacionais de controle da TWR, de forma a proporcionar a melhora significativa no ambiente do órgão e a diminuição da carga de trabalho dos controladores de voo.

A CISCEA, alinhada com o planejamento estratégico do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), modernizou esta torre com tecnologia de ponta de Sistemas Integrados de Torre de Controle.

“A atualização representa mais um avanço tecnológico para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e proporcionará maior eficiência na prestação dos serviços de tráfego aéreo para esta localidade, contribuindo, assim, para a segurança da navegação aérea” - explicou o presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior.

O Sistema integra os auxílios rádio, visuais, luminosos e meteorológicos instalados nos aeródromos, disponibilizando tais informações nos monitores dos Controladores, que passam por treinamento operacional.

Executado pela empresa ACAMS AS, da Noruega, em parceria com a empresa brasileira ATC Systems, a próxima atualização será realizada na TWR do aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus-AM, e tem previsão de conclusão em outubro desse ano.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

Texto: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso

Editado por Daisy Meireles

Fonte e Fotos: Divisão Técnica da CISCEA