Notícia Destaque

CINDACTA IV recebe o novo Comandante em solenidade militar

publicado: 12/08/2025 11:39

 




O Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) realizou nesta sexta-feira (08), a cerimônia militar em alusão à passagem de Comando do Brigadeiro do Ar Jorge Mauricio Motta ao Brigadeiro do Ar Marcelo da Costa Antunes. A solenidade reuniu autoridades militares e civis, amigos e familiares. O evento foi presidido pelo Comandante do Nono Distrito Naval, Vice-Almirante João Alberto de Araújo Lampert.

A cerimônia foi marcada pela ‘Leitura do Ato de Exoneração’ do Brigadeiro do Ar Jorge Mauricio Motta. Em seu discurso, o Oficial-General falou sobre a importância do trabalho em equipe e o papel que a Força Aérea Brasileira (FAB) desenvolve com a sociedade. Os resultados e as projeções também foram abordados em sua fala.

“Como resultado, obtivemos números expressivos. Gerenciamos 114 contratos, das mais diversas naturezas, controlamos mais de 360.000 movimentos aéreos da circulação aérea geral e mais de 1.000 horas de Defesa Aérea, incrementamos nossa execução financeira, aprimoramos processos. Também obtivemos o recorde de movimentos controlados durante o apoio ao Festival Folclórico de Parintins, com 1.068 no total e 209 num único dia. Estamos montando uma estrutura secundária de Defesa Aérea para COP30, enfim, em todas as vertentes temos atuado com zelo e eficácia”, disse.

A ‘Leitura do Ato de Nomeação’ foi realizada logo em seguida para ser procedida a passagem de cargo de Comandante do CINDACTA IV. Após o ato foi realizada a passagem em revista à Tropa pelo Brigadeiro do Ar Antunes, acompanhado pelo Brigadeiro do Ar Mauricio.

O Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski presidiu o ‘Ato da Passagem’. Em seu discurso falou sobre os notáveis avanços do CINDACTA IV no comando do Brigadeiro do Ar Maurício.

“Sua gestão à frente do CINDACTA IV proporcionou um período de notáveis avanços e consolidação de nossa governança. Sua sólida formação em engenharia eletrônica, combinada com uma visão estratégica apurada, foram o catalisador para inúmeras melhorias que impactaram diretamente a capacidade operacional do DECEA. Sob sua liderança, o CINDACTA IV não apenas manteve, mas elevou os seus padrões de excelência”, disse.

Novo Comandante

O Brigadeiro do Ar Marcelo da Costa Antunes é natural do Rio de Janeiro, tem 52 anos e atua há 35 na Força Aérea Brasileira (FAB). Já assumiu diversos cargos de relevância nas Organizações da FAB, dentre as quais destacam-se: Comandante do 3°/3° GAV; Subcomandante da Base Aérea de Campo Grande; Comandante da Ala12 e da Base Aérea de Santa Cruz; Vice-Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo; e Diretor do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro. Possui mais de 3 mil horas de voo em aeronaves como T-25, T-27, AT-26,A-29, A-1, EMB-135 E EMB-145 (A, B E C).

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Tenente Flávia
Edição e revisão: Tenente Martorano
Imagens: CINDACTA IV