Notícias

CIMAER realiza 1º Workshop de Meteorologia Aplicada às Operações Aéreas Militares

publicado: 26/03/2025 16:08

 




O Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) realizou, nesta segunda-feira (24/03), o 1º Workshop de Meteorologia Aplicada às Operações Aéreas Militares, com o objetivo de disseminar conhecimentos técnicos, boas práticas e lições aprendidas, visando ao fortalecimento de aspectos doutrinários e operacionais ligados ao emprego da meteorologia no contexto militar.

O encontro teve a finalidade também de homenagear o Dia Meteorológico Mundial, celebrado no dia 23 de março, e que, neste ano, a Organização Meteorológica Mundial levantou importantes reflexões acerca dos impactos sociais causados pelas mudanças climáticas, confirmando o ano de 2024 como o mais quente já registrado na série histórica.

O evento teve início com uma cerimônia militar presidida pelo Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Fernando Gonçalves Brandão, e contou com a participação dos Chefes das Divisões de Administração, de Operações, Técnica do Centro, e demais militares do efetivo. Durante a solenidade, ocorreu o Primeiro Briefing Meteorológico para apresentar as análises detalhadas e atualizadas das condições meteorológicas previstas para a semana vigente, com o intuito de gerar uma consciência situacional do cenário meteorológico e colaborar para a identificação e o assessoramento de possíveis impactos nas operações aéreas nos próximos dias.

Na sequência, foi realizado o workshop com temas voltados à Meteorologia Aeronáutica, com transmissão em tempo real para diversas Organizações Militares subordinadas ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Esteve presente o Chefe da Divisão de Normas de Meteorologia do DECEA, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Fernando de Abreu Pinto, representando o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha.

Durante a abertura do evento, o Tenente-Coronel Brandão destacou que a meteorologia é um pilar fundamental para a eficácia e o bom desempenho das operações aéreas, sendo essencial para a tomada de decisões estratégicas no planejamento e execução de voos. "A troca de conhecimentos e experiências, proporcionada por um evento dessa natureza, fortalece a capacitação dos profissionais da área, aprimorando técnicas de previsão e monitoramento das condições meteorológicas. Diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e da crescente demanda por informações meteorológicas precisas, iniciativas como essa contribuem diretamente para o aperfeiçoamento dos serviços prestados, promovendo maior integração entre os diversos setores envolvidos na aviação", destacou o Oficial.

Dentre os assuntos em pauta, foram abordados os Fatores que influenciam o planejamento da campanha aeroespacial, os aspectos doutrinários de meteorologia de defesa, a efetividade e aplicabilidade do modelo numérico de tempo WRF em operações UAM, a importância do reconhecimento meteorológico em missões militares, as participações do CIMAER em processos decisórios relativos à defesa e à integração do território nacional, as operações de apoio da Força Aérea Brasileira durante os desastres naturais no Rio Grande do Sul em 2024 e os impactos das condições climáticas desde a logística até a execução das operações militares.

Ao final, o Tenente-Coronel Brandão ressaltou a importância da participação coletiva, essencial para a execução precisa de cada etapa e para o alinhamento dos objetivos durante a organização e realização de um evento dessa magnitude. "O evento proporcionou um ambiente enriquecedor de aprendizado e trocas valiosas de experiências, consolidando ainda mais o nosso compromisso com a meteorologia aplicada às operações aéreas militares", concluiu.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte e Fotos: CIMAER
Edição: Denise Fontes