Notícia Destaque
Capacidades do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações é tema de palestra no DECEA
Em 21 de março, foi realizada, no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), uma palestra sobre as capacidades do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC).
A responsabilidade de controle, monitoração e operação cabe ao Centro de Operações Espaciais (COPE), organização militar subordinada ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).
A estrutura e a responsabilidade do COPE foram apresentadas pelo seu vice-chefe, o Coronel Aviador Sidney César Coelho Alves, que também relacionou as capacidades operacionais do SGDC. Em seguida, o Capitão Engenheiro Paulo César Prandel detalhou as capacidades técnicas do satélite em sua apresentação.
“O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações nos traz a possibilidade de redundância de sistemas que necessitam de enlaces satelitais ou atender às necessidades operacionais de comunicação para unidades desdobradas em locais remotos ou isolados, ampliando, assim, as capacidades operacionais da Força Aérea Brasileira” - relatou o Coronel Sidney.
O evento foi coordenado pela Seção de Planejamento de Operações Militares e contou com a presença de representantes dos Subdepartamentos de Operações (SDOP) e Técnico (SDTE) do DECEA.
Os participantes tomaram nota de todas as potencialidades do SGDC para que sejam vislumbradas possibilidades de ampliação das capacidades dos sistemas no âmbito do SISCEAB, utilizando-se do potencial do segmento espacial brasileiro.
Fotos: Fábio Maciel