Notícias
Baliza de emergência: entenda a importância do registro para as operações SAR
Dados atualizados permitem mais agilidade nas buscas
A informação foi rapidamente recebida pelo BRMCC através do sinal do ELT (Emergency Locator Transmitter), que é uma radiobaliza de emergência instalada em aeronaves que transmite sinais de socorro. O acionamento pode ser realizado de forma manual, pelo piloto ou tripulante, ou automático, em caso de impacto.
Os sinais são captados pelos satélites do sistema COSPAS-SARSAT, retransmitidos às estações terrestres denominadas LUTs (Local User Terminals) e encaminhados ao BRMCC, que repassa a informação ao Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (ARCC) responsável pela área de jurisdição, neste caso específico, o de Recife.
De forma imediata, o ARCC Recife iniciou a coordenação da operação de resgate e os ocupantes da aeronave foram localizados em segurança. O chefe da Divisão de Busca e Salvamento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major Aviador Bruno Vieira Passos, explicou que o registro das balizas no sistema INFOSAR é essencial para a agilidade nas buscas.
“Quando a baliza está registrada, é possível acelerar a confirmação da veracidade do sinal transmitido e agilizar o envio dos recursos de salvamento. Trata-se de um cadastro simples, que contém dados da aeronave, do operador e contatos de emergência. Sem os dados atualizados, o alerta pode gerar demora, mobilizar recursos de operações de busca e salvamento sem necessidade e até comprometer a identificação da emergência real”, destacou o Oficial.
Sistema INFOSAR
O sistema INFOSAR é um serviço do DECEA que permite o cadastro de balizas de emergência 406 MHz, incluindo ELT (aeronaves), EPIRB (embarcações), PLB (pessoal) e dispositivos SEND. Para realizar o registro e/ou atualização dos dados, os proprietários de aeronaves e embarcações devem acessar a página do INFOSAR. O registro é emitido pelo sistema, com prazo de validade de 24 meses, devendo obrigatoriamente ser renovado dentro do prazo para garantir a plena rastreabilidade da baliza e evitar atrasos na resposta SAR.
Manter os dados atualizados no INFOSAR é responsabilidade do operador e está em conformidade com as normas estabelecidas pelo DECEA e alinhadas com a doutrina internacional de Busca e Salvamento, como o Anexo 12 da OACI e o Manual IAMSAR.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA Texto: Tenente Martorano Imagens: Marcelo Alves e SALVAERO Recife