Notícias
Atuação do DTCEA Maceió na ajuda humanitária às vítimas das enchentes em Alagoas
O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Maceió (DTCEA-MO) - subordinado ao Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) - comandado pelo Major-Aviador George Albert Ferreira Auzier, está servindo de base de apoio às aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) que atuam na Operação Pernambuco.
Na sexta-feira, 18 de junho, o Comando da Aeronáutica foi acionado pelo governo do Estado de Pernambuco, que havia declarado estado de emergência em decorrência das chuvas e enchentes no Estado, solicitando aeronaves de busca e salvamento. No sábado, o Comando-Geral do Ar (COMGAR) criou a chamada "Operação Pernambuco" e ativou a Força Aérea 221 - acionando as aeronaves H50, H1H e C-95.
O Governo do Estado de Alagoas também decretou estado de emergência e solicitou ajuda da FAB. Às 13h de sábado, o H50 decolou para Alagoas para resgate de vitimas.
Até o dia 23 de junho, a FAB havia transportado cerca de 80 toneladas de suprimentos, como água potável, medicamentos e cestas básicas, para os vários municípios atingidos pelas enchentes no Estado de Alagoas, como Santana do Mandaú, Murici, Paulo Jacinto e Jacuípe.
A missão foi dividida em duas etapas. Na primeira fase, nos dias 19 e 20 de junho, os trabalhos foram concentrados na busca e resgate de 44 sobreviventes. Já na segunda, com início no dia 21 de junho, houve o direcionamento para a área logística, envolvendo o transporte de hospitais de campanha e alimentos.
Para a missão de ajuda humanitária em Alagoas, a FAB utilizou helicópteros Esquilo H-50, do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º Gav), que efetuaram também o traslado de 33 profissionais (médicos, bombeiros, enfermeiros e militares do Exército Brasileiro), totalizando mais de 40 horas de voo para atender aos desabrigados das enchentes.
O Comandante do DTCEA MO, que atua como elo de coordenação em Alagoas, atendendo as necessidades da Defesa Civil na Operação Pernambuco, disponibilizou o clube do Destacamento como base de arrecadação de alimentos para as vítimas das enchentes.
O efetivo do DTCEA-MO formou três grupos, que se revezaram para dar suporte à Operação. Os militares foram acionados para receber e retirar as doações das aeronaves que chegavam de vários estados do País. O tráfego aéreo das aeronaves militares que atuam na Operação Pernambuco está sendo controlado pelo DTCEA-MO.
A sede do Destacamento sediou, ainda, a reunião do Ministro da Defesa, Nélson Jobim, com as seguintes autoridades: General Enzo (Comandante do Exército), General Elito (Chefe do Estado-Maior da Defesa), General Salvador (Comandante da 7ª Região Militar), Major-Brigadeiro-do-Ar Paes de Barros (Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional -COMAR II), Capitão-de-Fragata Henrique Martins (Comandante da Capitania dos Portos), Tenente-Coronel Pinto Sampaio (Comandante do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado), Coronel-Intendente Átila Fortes de Andrade (Comandante da 20ª Circunscrição do Serviço Militar), Sr. Lino Fonseca da Silva Sobrinho (Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência em Alagoas); Sr. Adilson Pereira da Silva (Superintendente do Aeroporto Zumbi dos Palmares) e o governador do Estado de alagoas, Teotônio Vilela, na qual foram traçadas diretrizes para as ações necessárias às cidades destruídas pelas enchentes.
Atuando na região desde novembro de 1973, o Destacamento de Maceió tem como objetivo a operação e a manutenção dos órgãos e equipamentos que compõem o Serviço de Controle do Espaço Aéreo. O efetivo do destacamento é composto por militares altamente especializados nas atividades de Controle de Tráfego Aéreo, Detecção Radar, Telecomunicações, Meteorologia e Informações Aeronáuticas, visando sempre a segurança das aeronaves que circulam por esse espaço aéreo.
Segundo o Coronel-Aviador João Batista Oliveira Xavier, Comandante do CINDACTA III, o efetivo do DTCEA-MO tem sido alvo de extensos elogios por parte de diversas autoridades, como o Comandante do COMAR II, o Governador do Estado de Alagoas, o Chefe da Defesa Civil e o Comandante Militar do Nordeste.
"O empenho do Comandante do DTCEA-MO e do seu efetivo tem sido 24 horas por dia, não medindo esforços em apoiar as ações de coordenação referentes à Operação Pernambuco. O Major Auzier foi escolhido como representante da Força Aérea 221 junto ao Governo de Alagoas e merece o reconhecimento de todos" - ressalta o Coronel Xavier.
Fonte e fotos: DTCEA-MO
Revisão: Daisy Meireles (RJ 21523 JP)