Notícia Destaque

Área de Aeródromos é tema de capacitação no Departamento de Controle do Espaço Aéreo

publicado: 13/05/2019 14:45

 




Visando à familiarização quantos aos conceitos e trâmites processuais inerentes à área de Aeródromos e Auxílios Terrestres (AGA), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou, no período de 6 a 10 de maio, o Curso AGA001 - Introdução à atividade AGA no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER).

As instruções ocorreram no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), contando com a participação de 39 alunos, dentre militares e civis. Estiveram presentes profissionais dos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTAs), Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Controle do Espaço Aéreo (CTCEA), Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER), Marinha do Brasil (MB) e Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA.

Nesta edição, a última realizada na modalidade de ensino presencial, atuaram como docentes o Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jorge Luís Werneck Nunes e o Segundo Sargento Especialista em Informações Aeronáuticas Sérgio Rajiv Guimarães, ambos representantes do SDOP.

Para o Suboficial Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Hamilton da Rocha Santos Júnior, supervisor do Salão Operacional do CGNA, o curso foi um verdadeiro divisor de águas em sua carreira. “O treinamento nos permitiu compreender como esses processos são importantes para garantir a segurança operacional da aviação, sem deixar de contribuir para a economia e o desenvolvimento do país ”, ressaltou.

O conteúdo abordado, além dos processos de inscrição, alteração, plano diretor aeroportuário, exploração de aeródromo civil público e, também, os inerentes aos objetos projetados no espaço aéreo (OPEA), oportunizou o entendimento básico sobre o Sistema de Gerenciamento de Processos da Área AGA (SysAGA), Portal de Aeródromos (Portal AGA) e Gerador Automático de Desenho (GAD).

“O AGA001 cumpriu com excelência a função de esclarecer os processos de Aeródromos, permitiu a compreensão das instituições envolvidas com o processo e a interação entre elas”, afirmou Bianca Faria Dias, consultora da CTCEA que atua como analista de projetos no SDOP.

O DECEA prevê ainda, dentre reuniões setoriais, painéis nacionais e estrangeiros, bem como grupos de trabalho, um programa de formação contínua em matéria de Aeródromos, uma vez que o controle de obstáculos é um tema de suma relevância para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), os quais são definidos como:

Análise Técnica de Planos de Zona de Proteção (AGA002);

Análise Documental de Processos da área AGA (AGA003);

Análise Técnica Preliminar de Processos da área AGA (AGA004);

Análise Técnica de Processos da área AGA no âmbito do COMAER (AGA005).

 

Outras informações acerca do tema poderão ser obtidas por meio do Portal AGA.

 

 

Texto: 1º Ten Esp CTA Eduardo Silva – SDOP/DECEA

Fotos: Fábio Maciel – ASCOM/DECEA