Notícia Destaque
Aniversário de 152 anos do nascimento de Santos-Dumont é comemorado no Rio de Janeiro
Estiveram presentes no evento Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica; comandantes, chefes e diretores das organizações militares; além de outras autoridades. Também participaram da solenidade os agraciados, familiares e demais convidados. A insígnia de Marechal do Ar foi hasteada pelo Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica do Galeão, Suboficial Sidney da Silva, no mastro da unidade.
Dando sequência às homenagens, foi realizada a leitura da Ordem do Dia alusiva ao 152º aniversário de nascimento de Santos-Dumont, assinada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. “Se, no presente, somos referência na aviação mundial, desfrutando da modernidade dos vetores que cruzam os céus, da permanente segurança da navegação aérea e da progressiva incursão nos domínios do espaço sideral, é porque houve quem, no passado, na genialidade de seu particular sonho, delineasse uma clara rota em direção ao progresso”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica no texto lido.
Durante a cerimônia, foram entregues 130 “Medalhas Mérito Santos-Dumont”, concedidas a militares da FAB, que se destacaram no exercício de suas funções; para militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras ou para cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica. Os agraciados receberam das mãos dos Paraninfos a homenagem.
Para o Ajudante de Ordens do Vice-Diretor do DECEA, Major Farmacêutico Vinicius Luis Talhaferro, é um privilégio receber esse reconhecimento numa data tão especial para a FAB. “É uma honra receber uma medalha como a Santos Dumont, tão importante não apenas para a Força Aérea Brasileira, como para toda sociedade brasileira”, declarou o Oficial. A cerimônia foi encerrada com o desfile da tropa.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Aspirante Camila
Imagens: Luiz Perez
Revisão: Tenente Martorano