Notícia Destaque

CRCEA-SE celebra 78 anos de atividades

A unidade absorve cerca de 30% de todo o tráfego aéreo nacional


publicado: 27/06/2025 09:14

 






O Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) comemora nesta sexta-feira (27) 78 anos de atividades. Como braço operacional do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a unidade tem a missão de prestar os serviços de navegação aérea na região de maior densidade de fluxo de tráfego aéreo do Brasil, o eixo Rio-São Paulo.

Responsável por uma área correspondente apenas 0,4 % do espaço aéreo brasileiro, o CRCEA-SE absorve cerca de 50% de todo o tráfego aéreo nacional. Lá estão as aerovias de maior densidade de tráfego aéreo do hemisfério sul do planeta, inseridas numa porção de espaço aéreo minuciosamente projetada para conectar as áreas de controle terminal do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde estão sete dos mais movimentados aeródromos do Brasil, os aeroportos de Guarulhos, Galeão, Viracopos, Congonhas, Santos Dumont, Campo de Marte e Jacarepaguá.

Além do controle de tráfego aéreo, a organização oferece serviços indispensáveis aos voos como as informações de voo, informações aeronáuticas, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas, serviços de navegação aérea, deliberações para voos de aeronaves remotamente pilotadas, além da supervisão de aeródromos e construções.

A Unidade também garante a convivência segura de aviões e helicópteros na aproximação do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Único no mundo, o sistema HELICONTROL, desenvolvido pela Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do DECEA, é uma alternativa para viabilizar o crescente número de operações de helicópteros nesta porção do espaço aéreo.

Criado oficialmente em 27 de junho de 1947, o CRCEA-SE, desde então, teve diferentes denominações e delimitações de atuação. O que nunca mudou, porém, foi a sua vocação para o pioneirismo e inovação tecnológica. Berço do serviço radar na América do Sul, o órgão gerencia o mais intenso fluxo de voos do País.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Tenente Martorano
Arte: Aline Prete