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2ª Reunião de Agências Regionais de Monitoração fortalece cooperação no Atlântico Sul

publicado: 29/08/2025 16:09

 




Como parte de um esforço contínuo da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) para a evolução da segurança operacional global, foi realizada a 2ª Reunião de Agências Regionais de Monitoração da América do Norte, América Central e Caribe, e América do Sul (RMA NAM/CAR/SAM/2). O encontro reuniu representantes de países das Américas, Europa e África, com o propósito de alinhar metodologias, padronizar cálculos e aprimorar os processos de monitoramento do espaço aéreo na área do Atlântico Sul (SAT).

Organizado pela Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o evento teve por intuito promover a harmonização dos procedimentos de monitoramento de segurança operacional, apoiando o processo de análise de dados da região SAT. Entre as novidades da segunda edição, destacaram-se a abordagem sobre o uso de dados de Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão (ADS-B – Automatic Dependent Surveillance – Broadcast) nos cálculos de Erro do Sistema de Altimetria (ASE – Altimetry System Error), a padronização dos cálculos do Modelo de Risco de Colisão (CRM – Collision Risk Model) no espaço aéreo de Mínimo Reduzido de Separação Vertical (RVSM – Reduced Vertical Separation Minimum) e a integração dos processos das RMAs da área do Atlântico Sul.

A programação incluiu sessões técnicas sobre processamento de dados ADS-B, cálculo de ASE, aplicação do modelo de risco de colisão e análise prática de ferramentas. No encerramento, foram registradas decisões técnicas e definido um plano de ação conjunto para harmonização de metodologias, além de recomendações formais no âmbito do Grupo de Supervisão da Segurança Operacional do Atlântico Sul (SAT-SOG).

Participaram da reunião representantes do Panamá, Argentina e Brasil, além das principais agências da região: a CARSAMMA, sediada no Brasil; a SATMA, da Espanha; a ARMA, da África do Sul; e a NAARMO, dos Estados Unidos, que liderou tecnicamente a edição. A presença de diversos países reforçou a dimensão transcontinental do espaço aéreo oceânico e a necessidade de soluções conjuntas.

A agência reguladora da aviação civil dos EUA (FAA - Federal Aviation Administration) contribuiu com suporte técnico e metodológico, compartilhando ferramentas analíticas, promovendo capacitação e apresentando práticas consolidadas em outras regiões, como o Atlântico Norte e o Pacífico.

Os resultados do encontro devem impactar diretamente a segurança operacional na região, proporcionando maior precisão nos cálculos de risco, monitoramento mais efetivo de desvios de separação, atualização dos métodos de cálculo de altimetria e fortalecimento do processo regulatório com base em dados harmonizados.

Para o Coordenador USOAP/SSP da CERNAI e Presidente do SAT SOG, Coronel Jorge Avila, o encontro consolidou avanços importantes: “Ao padronizar metodologias e compartilhar ferramentas técnicas, fortalecemos a segurança operacional em um espaço aéreo complexo e de grande relevância para a aviação internacional. É um compromisso conjunto de garantir que o transporte aéreo siga cada vez mais seguro e eficiente.”

Criadas pela OACI, as Agências Regionais de Monitoração são responsáveis por coletar e analisar dados de tráfego, apoiar a implementação do RVSM e recomendar medidas para a manutenção da segurança operacional das áreas monitoradas. Na região do Atlântico Sul, caracterizada por longas rotas oceânicas, esse trabalho é essencial para manter os níveis estabelecidos de segurança operacional na prestação dos serviços de navegação aérea.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Daniel Marinho
Fotos: Luiz Perez