Notícia Destaque

“Não há inclusão sem conscientização”: palestra sobre Autismo organizada pelo Serviço Social do DECEA

publicado: 02/05/2024 13:26

 




“Não há inclusão sem conscientização” foi o tema da palestra realizada pela Seção de Serviço Social (SSS) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no dia 26 de abril, no Auditório, em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A inclusão precisa estar em todos os ambientes da sociedade.

O evento foi aberto pelo Chefe de Gabinete, Coronel Intendente Wagner Gomes de Araujo, que trouxe exemplos pessoais e falou sobre o objetivo do encontro: "A proposta é que os participantes socializem experiências, além de tomar conhecimento das redes de atendimento, bem como dos direitos que possam facilitar e melhorar a qualidade de vida da família., socializando informação e compartilhando experiências".

O evento teve uma conversa cheia de esclarecimento e conhecimento sobre Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) com a Pedagoga, Psicopedagoga e Especialista em Educação Inclusiva, Luciana Reis: “Depois de três décadas encontrei o verdadeiro propósito da minha vida, trabalhar com inclusão. Viver a inclusão é a possibilidade de viver a diversidade, e é vivendo essa diversidade que acolhemos as diferenças e oportunizamos a igualdade”, declarou a palestrante.

Autismo não é doença, é apenas uma diferença, se considerarmos a definição de doença como uma enfermidade. Uma forma diferente de ver o mundo, ele não limita as pessoas, o que limita é o desconhecimento. É uma condição que altera o desenvolvimento padrão da linguagem, interação social, processos de comunicação e do comportamento social.

A palestrante convidou a Segundo Sargento SAD Giulia Ladislau Ferreira Pereira da Silva, do efetivo do Primeiro Grupo de Comunicação e Controle (1º GCC), diagnosticada há oito meses com o TEA e superdotação a contar a sua história para o público, como exemplos mais próximos: “Há alguns dias fui surpreendida com o contato da Luciana me convidando para palestra que ela ia dar no quartel para falar sobre a minha história. E logo no DECEA, a OM à qual sempre fui subordinada desde que me formei. O meu sim para Deus precisa se refletir em sim para as oportunidades que ele me apresenta. E assim as conexões vão sendo feitas”; declarou.

“Ao longo da palestra, pude destacar a importância de sensibilizar as pessoas, não apenas para a necessidade de inclusão, mas também para a compreensão empática das experiências e desafios enfrentados por aqueles que buscam fazer parte de um ambiente diverso. Em um mundo que constantemente busca se adaptar e evoluir, a inclusão é não apenas uma escolha ética, mas também uma necessidade fundamental para o progresso e a harmonia social. Que possamos continuar promovendo essas conversas e ações que nos aproximam cada vez mais de uma sociedade verdadeiramente inclusiva. Obrigada pelo convite DECEA!!”, concluiu a Professora Luciana Reis.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Texto: Fátima Cerqueira

Imagens: Luiz Eduardo Perez

Revisão: Capitão Aviador Rodrigues